Hipertexto/Hiperlink/Hipermídia/Autoria da Web
Hipertexto:
é um conjunto de nós ligados por conexões em rede. Estes podem ser as palavras, imagens, gráficos que podem formar um hipertexto. O mesmo é um tipo de programa para organização de conhecimento ou dados, e aquisição de informações e comunicação onde exterioriza o que se passa na mente enquanto ele lê os textos.

O hipertexto seria um modelo de como se lê ou de como a mente do ser humano funciona para algumas atividades. Os hipertextos são textos interessantes mas sem seguimento, você pode clicar e entrar no texto desejado e através dele entrar em outros textos.
Hipermídia: De acordo com Vicente Gosciola Hipermídia é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativos e não linear.
Hiperlink: É a alma da página da internet, eles permitem o acesso fácil entre as diversas páginas de navegação, anotando os endereços referidos e conectados de forma ordenada.
Autoria da web: A autoria da web é o espaço onde o usuário posta suas atividades como projetos, testos, imagens, blog, artigos e outros e fica armazenados por um tempo determinado por ele mesmo. Assim através desse,podemos divulgar as atividades interagindo-as com outros internautas que queiram interagir com o grupo.
AMBIENTES INTERATIVOS
A perspectiva desse trabalho é de direcionar os educadores a transportar para o seu contexto as situações reais em que os seus alunos vivem .Essa temática vem nos proporcionar um amplo discurso que nos potencializa a novos horizontes e que esses recursos tecnológicos vem como matéria prima para ser trabalhada.
Nesse sentido a construção inicial, podem sugerir leituras com novos desafios, agora mais específicos e acoplados aos princípios científicos que sustentam os referidos funcionamentos, problematizando não apenas o caráter científico-tecnológico do referido equipamento tecnológico, mas seus aspectos sociais, históricos e educacionais.
No entanto de acordo com o conteúdo que nos foi apresentado sobre os portifólios em hipertextos e os pensadores que defendem essa linha de pensamento fala das relações entre a forma de produzir, comunicar e representar o conhecimento e a inteligência humana. Nesse sentido o professor tem que direcionar o seu trabalho no sentido de melhorar e ampliar suas metodologias para tornar a sua aula mais atrativa e com qualidade. Portanto o educador deve sim estar usando esse tipo de recurso com a visão de fazer com que seu aluno assimile bem aquilo que você espera que ele alcance.
O uso desta tecnologia para o ensino a distância e presencial pode ser considerado como uma alternativa aos meios tradicionais de aprendizagem, abrindo para os educadores uma gama enorme de possibilidade.
No caso de usar recursos de multimídia no aprendizado, temos que pensar não apenas na interatividade do aluno com o ambiente, mas o mais importante é que ele sinta prazer, interesse e curiosidade em explorar o ambiente oferecido. Caso isto ocorra, ele irá realmente querer interagir com o ambiente, e, neste aspecto, a questão de recursos interativos é extremamente importante.
Acreditamos que esta imersão e esta interatividade é que são peças chaves para o novo aprendizado.Explorando esses aspectos entenderemos melhor o perfil deste estudante atual e poderemos descobrir a importância do fator imersão, e quais são as características principais deste novo tipo de interatividade. Isso é fator primordial para o educador que pretende selecionar o conteúdo para as práticas educacionais dentro das salas de aula.
As contribuições dos estudos de Piaget para a educação e para as práticas educativas são significativas e nos apontam para o valor do conteúdo inserido e fica clara a necessidade de apresentarmos aos estudantes materiais e atividades lúdicas adequadas às fases em que se encontram, afinal, assim como as etapas do crescimento e do desenvolvimento, o processo ensino aprendizagem também vão adquirindo novas características de acordo com a maturação do indivíduo. Dessa forma, sabemos que os modos de estimulação, os exercícios lúdicos e direcionados devem conter ingredientes adequados para o aprendizado acontecer.
Atividade 3/ proposta de projeto
Trabalhar com projetos é uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do educando no seu processo de produzir fatos de fatos sociais de traçar informações, enfim, de construir conhecimento. Onde há interação professor/aluno, a aprendizagem passa a ser vista como um processo em aprender a aprender.
Ao meu ver um projeto deve conter os seguintes itens:
· Tema;
· Titulo;
· Conteúdo;
· Disciplinas envolvidas;
· Público alvo;
· Justificativa;
· Objetivos (geral e específicos);
· Metodologia;
· Cronograma;
· Recursos;
· Avaliação;
· Referencias Bibliográficas;
· Anexos.
Atividade 3/Currículos,projetos e tecnologias

As TIC além de possibilitar aos educadores o inicio de um processo que visa a formação continua do mesmo, possibilita também, a interação com os alunos e educadores.Enfim trabalhar com tecnologia significa romper com um modelo ultrapassado e fragmentado de educação, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem.
Pessoal Veja o albúm do projeto abaixo.E clic no link para ver o Projeto da dengue na íntegra.
Pessoal veja que interessante esse vídeo sobre Tecnologia e Educação!
Para finalizar essa etapa escolhe esse vídeo, porque demonstra imagens fascinantes de conquistas assim como foi esse curso.Pois, inumeras vezes me deparei com dificuldades, mas aos poucos foram conquistadas em cada encontro.Confira você vai amar!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário